Como utilizar os Verbos: Haber e Tener

terça-feira, janeiro 03, 2023

Bienvenidos a nuestra primera clase de “Español desde Cero“. Hoy aprenderá a usar los verbos Haber y Tener.



Em nossa primeira aula do “Español desde Cero“, iniciamos com um treino pequeno de leitura com a apresentação do que iremos aprender nesta série por aqui. Onde você aprenderá a: gramática, uso de termos, diálogos para você treinar a leitura, áudios e mais… Vamos iniciar nossa série falando sobre dois verbos muito importantes do espanhol: Haber e o Tener. Afinal, você sabe como utilizá-los? Hoje você vai aprender.

Muitos pensam que “haber” possuí o mesmo significado que “Tener” no espanhol, porém ambos possuem significados e usos diferentes. Ambos os verbos, que no português é o haver e o ter, em espanhol possuem uma grande diferença e costuma causar confusão nos estudantes, já que, no português utilizamos os dois verbos “haver e ter” como sinônimos muitas vezes. Porém, no espanhol esses verbos não são sinônimos, e por isso é, importante saber como utilizá-los corretamente.

O verbo “haber” é impessoal, ou seja, não deve ser conjugado; sua forma somente muda em relação ao tempo (passado, presente, futuro). No espanhol, esse verbo é usado para expressar existência, e pode ser substituído por “existen“. A segunda função do “haber” é expressar obrigação ou necessidade.

Enquanto que, o verbo “tener” necessita de um sujeito, sendo assim, deve ser conjugado (Yo tengo, tú/vos tiene, ella tiene…). O uso desse verbo no espanhol é utilizado para expressar posse, podendo ser substituído por posee.

1 Ejemplo: Mi hermana tiene un vestido rosa. / 2 Ejemplo: Tengo que ir a la escuela

A grande diferença de ambos os verbos é que o “tener” se utiliza para sentido de posse e o “haber” de existência. Além do “tener” ser variável e o “haber” invariável, ou seja, não muda de acordo com singular e plural.

Ejemplo: Hay muchas cosas que hacer en casa. (Há muitas coisas a fazer em casa).

O verbo “haber“, assim como no português, fica igual mesmo quando o substantivo que vem a frente está no plural. Contudo, como toda regra há exceções, o verbo “haber” somente muda quando trata-se do tempo verbal do passado ou outros tempos verbais.

Percebam que, o verbo “haber”, como demonstrando na imagem anterior, foi para o passado, presente e futuro, mas continua invariável. Por isso, lembre-se que, ambos os verbos: “haber” e “tener” possuem diferenças e devemos sempre diferenciá-los bem.

Postar um comentário