5 Pensamentos que te impedem de Aprender Espanhol

terça-feira, maio 10, 2022

A prender um novo idioma não é uma tarefa fácil, exige disciplina, constância e dedicação. Mas o maior vilão do nosso aprendizado, somos nós mesmos que colocamos pensamentos que nos distanciam dos nossos objetivos.


E é alguns desses pensamentos listados abaixo que você deve buscar combater, vencer e superar para ao final, alcançar a desejada fluência em Espanhol.


  1. Não tenho tempo para estudar!

Mas tem tempo para maratona uma série da Netflix, para passar horas nas redes sociais! Mas não há tempo para estudar ao menos 30min todos os dias, ou algumas hora? Sei que todos temos tarefas e responsabilidades diárias que muitas vezes nos impedem de estudar naquele determinado momento. Mas uma dica que lhe dou, baixe aplicativos do podcast e vá no caminho para o trabalho escutando um áudio, no horário do almoço use a Netflix a seu favor e assista a uma série/documentário ou filme em espanhol (Betty en Nueva York, por ejemplo). Mas busque reservar ao menos alguns minutos de qualidade do que horas sem resultados para estudar.

  1. Mas eu não vou sair do Brasil

Este pensamento é clássico. Hoje ter um segundo idioma vai muito além de sair do país, pois cada vez mais o mercado de trabalho está seletivo e saber falar uma segunda língua e um grande diferencial. O espanhol e falado em diversos países, falar fluentemente o idioma será um grande diferencial em seu currículo. Aprender uma nova língua nunca é um desperdício de tempo, com certeza vai lhe ajudar profissionalmente e pessoalmente a crescer. Por exemplo, eu faço Bacharelado em História e a maioria das provas de mestrado ou doutorado exige uma prova de idioma, ou espanhol ou inglês. Ou seja, aprender desde agora a língua me facilitará conseguir uma bolsa de mestrado. Ou até mesmo um intercâmbio.

  1. Eu vou esquecer se não ter imersão / ou usar sempre

Em pleno século 21 há diversas formas de utilizar e falar o espanhol com diversas pessoas ao redor do mundo através de aplicativos de conversação ou grupos no telegram, facebook. Enfim, há também os cursos de idiomas ao qual você consegue ter essa troca com outras pessoas que também estão buscando a fluência como você. Ou seja, ter contato com a língua atualmente e fácil, mesmo não vivendo em um país hispanoablante há diversas maneiras de conseguir ter essa troca. Um dica de aplicativo de escrita (troca de cartas virtual) e o

  1. Estou velho(a) demais para aprender Espanhol

Não existe idade para nada nesse mundo! Apenas comece, faça acontecer e você conseguirá. Nunca coloque na mente que a idade e um empecilho para algo. Não e, e nem nunca será a idade um fator que lhe impedirá de alcançar a fluência. Basta você querer aprender!

Vou por um exemplo (verídico para vocês) a minha professora de espanhol da faculdade ela começou o curso de Letras – Espanhol com 30 anos largando a carreira de publicitária para fazer licenciatura em letras. Concluiu com 35 anos e começou a dar aulas. Hoje ela está fazendo sua terceira graduação em Letras – Inglês. Ou seja, ela também está estudando Inglês e um detalhe: Ela é professora, mãe, esposa e ainda assim consegue ter tempo para tudo isso e não foi o fator idade ou falta de tempo que a impede de estudar. Por isso sem desculpas, viu!

  1. Tenho medo/vergonha de falar errado!

Este e um medo/vergonha que todo estudante possui, mas que na verdade não deveria ser um empecilho para começar a estudar um novo idioma. Pois todos erramos, não sabemos TUDO da língua portuguesa e somos nativos da língua, mas ainda assim, erramos ao falar algumas vezes. Mas como fazemos para não errar tanto: Estudando! Estude todos os dias, ainda que pouco, mas que seja com qualidade. Pratique a fala, fale mesmo que sozinho, ou busque alguém para falar com você e assim você ter um parceiro de estudos (confira este post sobre o tema), mas busque perder o medo de errar ou a vergonha de falar com outras pessoas em espanhol. Vamos a hablar en español, dale!

Postar um comentário